Viagem Interior  Pager

O Templo Exterior e o Templo Interior

 

O Templo está divido em duas partes, o Templo Exterior e o Templo Interior. No Templo Exterior filósofos, professores, mestres, sábios ensinam com elegância o melhor   de que são capazes. São conhecidos até alem por sua competência. Não podem entrar no Templo Interior.

Nenhuma autoridade os impedem de entrar, pelo contrário. Não são admitidos apenas  porque não são capazes de entrar. O Templo Interior é um estado de Consciência, um estado de consciência alem da filosofia, alem do que pode ser ensinado, alem das aparências. Ainda mais, vezes demais, o saber fecha a porta de acesso ao Templo Interior. O que eles ensinam os impedem de entrar.

Quando sei quem você é, não enxergo você, não percebo você, percebo o rótulo, a definição que tenho de você e, por verdadeira que esteja a definição, não é mais do que uma parte de você. Ninguém cabe numa definição. Quando sei quem você é, não tenho contato com você, não me comunico com VOCÊ.

O contato vivo com a realidade exterior só pode ser estabelecido no interior. É o que o verdadeiro Cristo queria dizer quando ele diz: "O Reino de Deus esta dentro de vos." Não disse dentro de uma Igreja, dentro de uma religião, dentro de uma Bíblia, nem nas palavras de uma Autoridade intelectual ou religiosa. Disse:"dentro de vos."

Nosso contato com o mundo se estabelece PERCEBENDO. Ninguém pode me dizer o sabor de uma manga. Para conhecer,basta o sabor de uma manga , mas é preciso comé-la. Aqui esta o esoterismo, comer a manga. Sentir, perceber, pensar por nós próprios.

Não deixem especialistas pensar por você. Um especialista é alguém que não compreende nada. O cardiologista entende do coração, não entende do fígado, do cérebro, da vida nem dos intestinos: não entende nem do coração, porque o coração sem fígado, sem intestinos, sem cérebro nem emoções é um coração arrancado da pessoa, não funciona, nem a pessoa. Um especialista em Economia não entende de pessoas, não entende nem de Economia. Um especialista em Psicologia não entende de fígado, de Economia, de eletrônica, de informações, não entende nem da sua especialidade.

Não existem autoridade em matéria de Universo, o Universo é grande demais, é misterioso, ninguém pode pretender ser científico. Ninguém tem autoridade para dizer a você o que é o mundo, o que é verdadeiro.


O seguidor de uma Faculdade, de uma Igreja, de uma doutrina cientifica é uma ovelha. Não somos um rebanho, somos gente. Gautama, o próprio Buda, diz: "Não acreditem o que estou ensinando. Pensem, examinem, experimentem e, se vocês acharem proveito, usem."

A verdade é como o sabor da manga, uma experiência pessoal, interior. Minha verdade pode ser tóxica para você, sua verdade pode me destruir. A verdade não sai da boca de ninguém, a verdade nasce dentro de nós, e dá sentido, sabor, encanto, propósito a nossa vida.

Não estou dizendo de não ler, não estou dizendo de não escutar ninguém, não estou dizendo de não estudar. Estou dizendo de ler, de escutar nossos amigos com atenção, de buscar. Estou dizendo de compartilhar nossas experiências, porque o mundo é misterioso, e o que você vê, eu não estou vendo. Sua visão me enriquece. Sua inteligência me inspira.

Estou apenas lembrando, lembrando primeiro para mim, porque esqueço, hipnotizado pelo brilho e pela certeza, e lembrando a você que podemos pensar por nos próprios, que nossa inteligência pessoal é infinita, e que nosso dever e nosso prazer é usá-la. Deixe sua inspiração alçar vôo.

Temos o Universo dentro de nos. Deixe sua imaginação alçar vôo, voar longe nessa imensidão. Sim, sua imaginação. O Universo não pensa em Português, nem em Francês. O Universo pensa em relações multi-dimensionais , e um átomo, um simples átomo, percebe um outro átomo, sua natureza e sua distância, tem uma imagem do outro átomo. O Universo pensa em imagens. Imaginamos o Universo, e o Universo nos imagina.

ANTERIOR - CONTEÚDO - PRÓXIMO




O texto original é encontrado com toda a nossa gratidão em:
Descubra seu Lado Infinito