Curso de Magia





CAPÍTULO X

 

 

 

 

PENTAGRAMAS, HEXAGRAMAS E OUTRAS ESTRELAS

 

 

     Conforme o leitor atento já deve ter percebido, há diversos métodos de se evocar as mais variadas espécies de entidades espirituais.

     O meio mais comum para realizar esse tipo de operação mágica é, escolhida a entidade, da qual se conhece o "selo", "sigilo" ou "assinatura", proceder como indicado anteriormente, na parte relativa a evocação mágica.

     Quando, porém, estamos desejosos de evocar uma força "cega", uma energia elemental impessoal, uma força subjetiva, poderemos nos utilizar pentagramas e/ou hexagramas mágicos, o que será feito de forma idêntica ao que se faria no caso dos "sigilos" referidos anteriormente.

     Recapitulando, deveremos traçar o pentagrama/hexagrama no papel que será colocado no triângulo mágico; retraçá-lo no mesmo papel, desta vez com nossa arma mágica (aquela escolhida para a operação); por fim, traçá-lo no ar com a mesma arma mágica.

     Observação:

     Após traçar o pentagrama/hexagrama, nunca circundá-lo (isto é, traçar um círculo em volta do pentagrama/hexagrama), exceto caso se queira confinar a energia evocada, como, por exemplo, no caso de preparar e consagrar um talismã, um pantáculo ou um amuleto.

 

PENTAGRAMA:

 

     Quando usar o pentagrama?

     Quando quisermos evocar as energias elementais.

     Traçar o pentagrama; no centro desse, traçar o sinal do signo zodiacal ao qual as energias desejadas pertencem, isto é, do grupo elemental que nos interessa (primeiro segundo ou terceiro, ou seja, a parcela ativa, ou a parcela passiva, ou ainda a parcela neutra do elemento). Sobre isso, ver o capítulo correspondente na primeira parte desta obra.

     Quando se deseje somente a presença da energia elemental, mas sem o "colorido" do signo zodiacal, omite-se o traçado do sinal correspondente a qualquer signo zodiacal. Serve também para evocar algum ser Elemental ou "abrir as portas do Éter". Frank G. Ripel aborda esse assunto em profundidade nos seus três livros citados na bibliografia desta obra.

     Também serve para "Evocar o Caos", abrir as portas para a Energia do Caos.

 

HEXAGRAMAS:

 

     Quando usar o hexagrama?

     Quando quisermos evocar as energias zodiacais de um só signo, ou para evocar as forças planetárias de um planeta apenas, ou, ainda, para evocar as forças elementais como um todo, não apenas as suas parcelas atribuídas aos signos zodiacais.

     Nesse último caso, devemos traçar os quatro hexagramas elementais, um em cada ponto cardeal do nosso círculo mágico.

     Serve também para evocar alguma entidade das referidas esferas.

 

     Atenção a seguir: para traçar os pentagramas/hexagramas, seguir a ordem numérica, indo do número maior para o menor; quando houverem números e letras, os traçados não são entrelaçados, mas independentes, portanto, fazer primeiro todo o traçado dos números e depois o das letras, sem unir os números com as letras.

     Trata-se do simples trabalho de unir os pontinhos, na ordem indicada.

 

Pentagrama do AKASHA (ou ÉTER)

 

  evocando             banindo

 

     5.                   3.

 

 2.      .3           1.6     .5     

 

 

 4.     1.6           4.      .2

 

 

Pentagrama do FOGO

 

  evocando             banindo

 

     1.6                   .2

 

 3.      .4           5.      .4

 

 5.      .2           3.     1.6

 

 

 

Pentagrama da ÁGUA

 

  evocando             banindo  

 

    4.                    .4

 

 1.6     .2           2.     1.6

 

 3.      .5           5.      .3

 

Pentagrama do AR

 

  evocando             banindo

 

    4.                    .4

 

 2.     1.6           1.6     .2

 

 5.      .3           3.      .5

 

Pentagrama da TERRA     

 

  evocando              banindo

 

     1.6                    .2

 

 4.      .3             4.      .5

 

 2.      .5             1.6     .3

 

 

Hexagrama do FOGO

 

   evocando              banindo

 

     1.4                    1.4

 

 

     a.d                    a.d

3.        .2          2.        .3

 

 

 

c.        .b          b.        .c

 

Hexagrama do AR

 

   evocando               banindo

 

     1.4                    1.4

 

 

 

3.        .2          2.         .3

 

b.        .c          c.         .b

 

 

 

     a.d                    a.d

 

 

 

Hexagrama da ÁGUA

 

   evocando               banindo

 

2.         .3         3.          .2

 

 

 

     1.4                    1.4

     a.d                    a.d

 

 

 

c.          .b        b.           .c

 

Hexagrama da TERRA

 

   evocando                banindo

 

     1.4                     1.4

 

b.          .c         c.          .b

 

3.          .2         2.          .3

 

 

     a.d                      a.d

 

Hexagrama da LUA

 

   evocando                 banindo

 

     a.d                      a.d 

         

2.         .3          3.           .2

 

c.          .b         b.           .c

 

 

     1.4                      1.4

 

Hexagrama de MERCÚRIO

 

   evocando                 banindo

 

     2.                       3.

 

c.         a.d          b.          a.d

 

1.4         .3          1.4          .2

 

     b.                       c.

 

 

Hexagrama de VÊNUS

 

   evocando                 banindo

 

     3.                       2.

 

a.d         .b           a.d         .c

 

2.         1.4           3.         1.4

 

     c.                       b.

 

Hexagrama de MARTE

 

   evocando                 banindo

 

     c.                       b.

 

1.4          .2          1.4          .3

 

b.          a.d          c.          a.d

 

     3.                       2.

 

 

 

Hexagrama de JÚPITER

 

   evocando                 banindo

 

     b.                       c.

 

3.         1.4           2.          1.4

 

a.d         .c           a.d          .b

 

2.                                                                                                                   3.

3.                                                                                                                    

 

Hexagrama de SATURNO

 

   evocando                 banindo

 

     1.4                      1.4

 

b.          .c           c.           .b

 

3.          .2           2.           .3

 

      a.d                     a.d  

 

 

     Hexagrama do SOL

deve-se traçar os seis hexagramas, dos seis outros planetas astrológicos, no mesmo lugar, isto é, um sobre o outro.

 

     Para quaisquer outros astros celestes, incluindo Urano, Netuno e Plutão, pode-se utilizar o mesmo hexagrama de Saturno.

     Pode-se traçar, no centro do hexagrama, um signo planetário (do planeta, do signo associado, de alguma inteligência planetária ou zodiacal)

     Além desses sinais (pentagramas e hexagramas), e dos "sigilos", existem outros de uso em magia evocativa:

     - Kameas (quadrados) planetários

     - quadrados da Magia Sagrada de Abramelin

     - Heptagramas Platônicos (começar pelo ângulo do planeta mais forte, e daí em ordem decrescente); ver na bibliografia a obra de Panisha sobre o assunto; todos esses utilizados também em Magia Talismânica e Pantacular, isto é, na confecção (desenhos) e consagração (ritual) de talismãs e pantáculos. Ver apêndice específico.

     Há também sinais gráficos de outras correntes mágicas, como da Magia Enochiana, os "Pontos Riscados" da Umbanda e da Quimbanda, os "Vevés" de Voodoo, os desenhos rituais utilizados no Camdomblé da nação Angola, além de muitas outras coisas.

     De todos, por questões técnicas, apresentaremos apenas os Kameas planetários e elementais e as estrelas (de 7, 8, 9, 10, 11 e 12 pontas, além, é claro, das de 5 e 6 pontas); os outros símbolos evocatórios ou invocatórios poderão ser encontrados em publicações diversas.

Observação: colocar cada número em um quadradinho do papel, de preferência, quadriculado (para facilitar o trabalho).

 

SOL (111)

 

 6   32    3   34   35    1

 7   11   27   28    8   30

19   14   16   15   23   24

18   20   22   21   17   13

25   29   10    9   26   12

36    5   33    4    2   31

 

 

LUA (369)

 

37   78   29   70   21   62   13   54    5

 6   38   79   30   71   22   63   14   46

47    7   39   80   31   72   23   55   15

16   48    8   40   81   32   64   24   56

57   17   49    9   41   73   33   65   25

26   58   18   50    1   42   74   34   66

67   27   59   10   51    2   43   75   35

36   68   19   60   11   52    3   44   76

77   28   69   20   61   12   53    4   45

 

 

 

 

MERCÚRIO (260 & 267)

 

 8   58   59    5    4   62   63    1

49   15   14   52   53   11   10   56

41   23   22   44   48   19   18   45

32   34   35   29   25   38   39   28

40   26   27   37   36   30   31   33

17   47   46   20   21   43   42   24

 9   55   54   12   13   51   50   16

64    2    3   61   60    6    7   57

 

 

VÊNUS (175)

 

22   47   16   41   10   35    4

 5   23   48   17   42   11   29

30    6   24   49   18   36   12

13   31    7   25   43   19   37

38   14   32    1   26   44   20

21   39    8   33    2   27   45

46   15   40    9   34    3   28

 

 

MARTE (65)

 

11   24    7   20    3

 4   12   25    8   16

17    5   13   21    9

10   18    1   14   22

23    6   19    2   15

 

 

JÚPITER (34)

 

 4   14   15    1

 9    7    6   12

 5   11   10    8

16    2    3   13

 

 

 

SATURNO (15)

 

 4    9    2

 3    5    7

 8    1    6

 

 

SATURNO SUPERNAL (65)

 

17   24    1    8   15

23    5    7   14   16

 4    6   13   20   22

10   12   19   21    3

11   18   25    2    9

 

 

TERRA (PLANETA); MALKUTH (671)

 

 68    80    92   104   116     7    19    31    43    55    56

 81    93   105   117     8    20    32    44    45    57    69

 94   106   118     9    21    33    34    46    58    70    82

107   119    10    22    23    35    47    59    71    83    95

120    11    12    24    36    48    60    72    84    96   108

  1    13    25    37    49    61    73    85    97   109   121

 14    26    38    50    62    74    86    98   110   111     2

 27    39    51    63    75    87    99   100   112     3    15

 40    52    64    76    88    89   101   113     4    16    28

 53    65    77    78    90   102   114     5    17    29    41

 66    67    79    91   103   115     6    18    30    42    54   

 

 

Kameas Elementais:

 

   AR             TERRA            ÁGUA             FOGO          

 

2   7   6       6   7   2        4   9   2        6   1   8

9   5   1       1   5   9        3   5   7        7   5   3

4   3   8       8   3   4        8   1   6        2   9   4

 

 

 

     Estrelas Unicursais:

 

     De acordo com o número de pontas da estrela, o que se pode Evocar ou Invocar:

 

     5 pontas:

     elementos, grupos elementais dos signos zodiacais, elementais, o éter, o caos

 

     6 pontas:

     planetas, signos, elementos como um todo

 

     7 pontas:

     os sete planetas (um deles ou todos eles), os Espíritos Olímpicos, os Deuses e Deusas da mitologia (de qualquer panteão), entidades planetárias;

 

     8 pontas:

     os sete planetas mais o planeta Terra, a esfera do planeta Terra, entidades da Esfera da Terra que não sejam Elementais;

 

     9 pontas:

     os nove Deuses e as nove Musas, os Arquétipos, além de suas qualidades fundamentais, a saber:

 

     - Hórus     Clio            devoção

     - Apollo    Terpsichore     exuberância

     - Thor      Thalia          malevolência

     - Jove      Calliope        confiança

     - Hermes    Euterpe         contemplação

     - Diana     Melpomene       arrogância

     - Hathor    Polyhymnia      ansiedade

     - Venus     Erato           enternecimento

     - Thoth     Urania          determinação

 

     10 pontas:

     os dez planetas astrológicos (Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Venus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão), as dez Shephirot (Esferas da Árvore da Vida) (KETHER, CHOKHMAH, BINAH, CHESED, GEBURAH, TIPHARET, NETZACH, HOD, YESOD, MALKUTH); as dez Shephirot (ou Sephiroth), cujo plural é Sephirah, são as dez emanações da Consciência Cósmica, segundo a filosofia Cabalística.

 

     11 pontas:

     Qliphot (as Conchas da Árvore da Morte, a sombra da Árvore da Vida):

 

     - Qliphah - Esfera - Demônio - função - desordem

 

     - FERAH   - KETHER   - BAPHOMET   - idolatria   - delírio

     - RAHJAH  - BINAH    - BEHEMOTH   - blasfêmia     - histeria

     - RILEH   - HOKHMAH  - LUCIFUGE   - vaidade       - narcisismo

     - QADESh  - TIPHERET - LEVIATHAN  - inveja        - paranóia

     - KYADER  - HESED    - ZEPHAS     - raiva         - mania

     - RAUCH   - GEBURAH  - BELPHEGOR  - indolência    - depressão

     - FHIDOR  - NETSAH   - ASTAROTH   - ganância      - cleptomania

     - JAUCH   - HOD      - BEELZEBUTH - gula          - bulimia

     - VERJASh - YESOD    - ASMODEUS   - luxúria       - satiríase

     - KARIH   - MALKUTH  - LILITH     - fornicação    - ninfomania

     - NUH     - DAATH    - ABBADON    - morte da alma - catatonia

 

     em outras escolas, as correspondências Qliphoticas são as seguintes:

 

     - Sephirot  - Qliphot       - o nome do Mal

 

     - KETHER    - THAUMIEL      - Os contendores

     - CHOKHMAH  - GHOGIEL       - Os que criam obstáculos

     - BINAH     - SATARIEL      - Os dissimuladores

     - CHESED    - AGSHEKELOH    - Os transgressores

     - GEBURAH   - GOLOHEB       - Os que queimam

     - TIPHARETH - TAGIRIRON     - Os que provocam controvérsia                       - NETZACH   - GHARAH TZEREK - Os que pilham

     - HOD       - SAMAEL        - Os mentirosos

     - YESOD     - GAMALIEL      - Os pervertidos

     - MALKUTH   - LILITU        - Os fornicadores

    

     Segundo a filosofia cabalística,  Qliphot é um plano habitado por entidades malévolas de todo tipo, inclusive Vampiros Astrais, formas-pensamento nefastas, elementais naturais e artificiais, elementares, larvas, entre outras criaturas perigosas. Cada esfera Sephirotica tem seus correspondentes Qliphoticos. Somente Magos experientes devem tentar penetrar nessas esferas obscuras de poder.

 

     12 pontas:

     Os Signos do Zodíaco

     (ÁRIES, TAURUS, GEMINI, CANCER, LEO, VIRGO, LIBRA, SCORPIO, SAGITTARIUS, CAPRICORNUS, AQUARIUS, PISCES)

 

     EVOCAÇÃO GEOMÂNTICA / INVOCAÇÃO GEOMÂNTICA

 

     Como Evocar ou Invocar as forças das figuras geomânticas:

Traçar os Pentagramas dos dois elementos involvidos, na ordem em que aparecem na formação da figura, isto é, de cima para baixo.

     Exemplo:

     1222 é 12+água + 22=terra, portanto, água antes, depois terra;

     1111 é 11=fogo + 11=fogo, portanto, fogo duas vezes;

 

     Como evocar os planetas ou plexos obscuros ou pontos da astrologia árabe:

     - partes helíacas: o Sol antes, depois o planeta da parte que interessa;

     - partes selênicas: a Lua primeiro, depois o planeta cuja parte buscamos;

     Exemplo: Parte da Fortuna, primeiro Sol, depois Lua (hexagramas);

     - Sol Negro: primeiro Caos (pentagrama), daí o Sol;

     - Lua Negra ou Lilith: primeiro Caos, daí Lua e depois Venus;

     - Priapo: primeiro Caos, daí Lua depois Marte.

     - Cabeça do Dragão: orientar-se como se tratasse da figura geomântica, 2111, portanto 21 (ar) + 11 (fogo);

     - Cauda do Dragão: como acima, portanto 1112 é 11 (fogo) + 12 (água).

 

     Muito cuidado com todas as operações de Evocação ou Invocação utilizando-se da energia das estrelas traçadas com Armas Mágicas; seu poder é bem maior e mais sutil do que se imagina.

 

     Apenas como exemplo, uma das maneiras mais convencionais de evocar (ou invocar) a força desejada, consiste em se traçar a estrela adequada, com a arma adequada (ou até mesmo com a mão, com os dedos ou até com um dos dedos), partindo do ângulo aonde está situada a força, e a partir daí, no sentido horário, até completar o traçado da estrela, isto é, até retornar ao ponto de partida; para banir a força anteriormente chamada, repete-se a operação, mas desta vez partindo não do ângulo da força, mas rumo a essa, no sentido anti-horário, isto é, no sentido inverso ao da primeira operação.

     Outra forma de se operar com as estrelas, descrevo a seguir:

     - trace primeiramente o "sigilo" (ou outro sinal) da força desejada;

     - traçar, próximo do lugar aonde foi traçado o "sigilo", a estrela adequada, no sentido horário;

     - para banir a força, traçar o "sigilo", daí traçar a estrela novamente, mas aqui em sentido anti-horário, isto é, inverso ao usado antes.

     Para os menos experientes, recomendo que usem os pentagramas, hexagramas e  heptagramas, pois os mesmos são adequados a maioria das operações mágicas, além de não requerer muitos estudos adicionais ou meditações relativas as atribuições dos ângulos das estrelas.

 

     Somente por curiosidade, a seguir temos uma relação de correspondências entre as estrelas gráficas e os Planetas Astrológicos, seus Arquétipos e Esferas:

 

     - SATURNO    -    3 PONTAS

     - JÚPITER    -    4 PONTAS

     - MARTE      -    5 PONTAS

     - SOL        -    6 PONTAS

     - VÊNUS      -    7 PONTAS

     - MERCÚRIO   -    8 PONTAS

     - LUA        -    9 PONTAS

     - TERRA      -   10 PONTAS

 

 

     KAMEAS - USO MÁGICO DOS QUADRADOS PLANETÁRIOS

 

SOL X LUA: bons relacionamentos com os próximos

SOL X MERCÚRIO: sucesso nos negócios

SOL X VÊNUS: popularidade, desenvolvimento artístico.

SOL X MARTE: sucesso pelo próprio esforço, liderança, feitos extraordinários.

SOL X JÚPITER: progresso, reconhecimento, sucesso material e/ou espiritual.

SOL X SATURNO: saúde delicada, tudo "mirrando", separações.

LUA X MERCÚRIO: facilita viagens; recepção de estímulos mentais.

LUA X MARTE: negócios ou atividades que se necessita iniciar com vigor

LUA X VÊNUS: uniões harmoniosas, casamento muito prolífico boa vida familiar.

LUA X JÚPITER: sucesso social grande empreendimentos, vantagens materiais.

LUA X SATURNO: depressão, isolamento, separação do elemento feminino.

MERCÚRIO X MARTE: conquista do sucesso pelas idéias e determinação

MERCÚRIO X VÊNUS: uniões amorosas, pensamentos românticos, sucesso artístico.

MERCÚRIO X JÚPITER: sucesso nos negócios e ciências

MERCÚRIO X SATURNO: avanços lentos, mas seguros, concentração filosófica.

MARTE X VÊNUS: maturidade sexual prematura, uniões baseadas no sexo.

MARTE X JÚPITER: sucesso, negociações afortunadas, contratos, acordos, casamento.

MARTE X SATURNO: "teste” de força, disputa, separações, doenças, morte.

VÊNUS X JÚPITER: ganho rápido de popularidade, "cair apaixonado", casamento.

VÊNUS X SATURNO: uniões românticas com notável diferença etária

JÚPITER X SATURNO: sucesso mutante; (provoca) mudança de casa ou emprego.

 

            anterior.gif (1189 bytes)            proximo.gif (1194 bytes)