chama violeta  Pager




 

 

 

 

 

 

Hare Krsna Maha-mantra

Significado por sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada,

 

HARE KRSNA - HARE KRSNA

KRSNA KRSNA HARE HARE

HARE RAMA HARE RAMA

RAMA RAMA HARE HARE

Ensinando:

A vibração transcendental estabelecida com o canto de Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare, é o método sublime de reavivar nossa Consciência de Krsna. Como almas espirituais viventes nós somos originalmente todos Krsna entidades conscientes, mas devido a nossa associação com a matéria de tempo imemorial, nossa consciência é poluída agora pela atmosfera material. A atmosfera material na qual nós estamos vivendo agora, é chamado maya, ou ilusão. Maya significa "o que não é". E o que é esta ilusão? A ilusão é que nós somos o tudo tentando ser os senhores da natureza material, enquanto de fato nós estamos debaixo do aperto das leis estritas dela. Quando um criado artificialmente tenta imitar o mestre Todo Poderoso, isto, é chamado ilusão. Neste poluído conceito de vida, nós estamos todos tentando explorar os recursos da natureza material, mas atualmente nós estamos nos tornando mais e mais estrangulados por sua complexidade. Então, embora nós sejamos engajados em uma dura luta para conquistar a natureza, nós somos cada vez mais dependentes nela. Esta luta ilusória contra natureza material pode ser parada imediatamente por revivificação de nossa consciência de Krsna.

Consciência de Krsna não é uma imposição artificial na mente; esta consciência é a original energia da entidade vivente. Quando nós ouvimos a vibração transcendental, esta consciência é reavivada.

E este processo é recomendado para esta idade através de autoridades. Também, por experiência prática pode a pessoa perceber isso cantando este maha-mantra, ou o Grande Canto para Libertação, a pessoa pode imediatamente sentir uma êxtase transcendental vindo do estrato espiritual. E quando a pessoa é factual no plano de compreensão espiritual--ultrapassando as fases de sensual, mental, e intelectual—é situado no plano transcendental. Este canto de Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare é ordenada diretamente da plataforma espiritual, e assim esta vibração de som ultrapassa todos os mais baixos estratos de consciência--isto é sensual,mental, e intelectual. Não há nenhuma necessidade, então, entender o idioma do mantra, nem há qualquer necessidade para especulação mental ou qualquer ajuste intelectual por cantar este maha-mantra.Fluem automaticamente da plataforma espiritual, e como tal, qualquer um pode tomar parte no canto sem qualquer qualificação prévia, e dançar em êxtase. Nós vimos isto praticamente.

Até mesmo uma criança pode participar do canto, ou até mesmo um cachorro pode participar. Claro que, para um que também é estrangulado na vida material, leva um pouco mais tempo vir ao ponto inicial mas até mesmo tal um homem materialmente passado a limpo é recriado muito depressa à plataforma espiritual.

Quando o mantra é cantado por puro devoto do Senhor apaixonado, tem a maior eficácia nos ouvidos, e como tal, isto cantado deveria ser dos lábios de puro devoto do Senhor, de forma que efeitos imediatos, são alcançados. Até onde for possível, o cantar dos lábios de não devotos deveriam ser evitados. Leite tocado pelos lábios de uma serpente tem efeitos venenosos. A palavra Hara é a forma de se dirigir a energia do Senhor, e as palavras Krsna e Rama são formas de enviar o Senhor Ele Krsna e Rama querem dizer " o prazer supremo, " e Hara é a suprema energia de prazer do Senhor. A energia de prazer suprema do Senhor nos ajuda localizar o Senhor. A energia material, maya chamada, também é um das multi energias do Senhor.

E nós, as entidades viventes, também somos a energia--energia marginal--do Senhor. As entidades viventes são descritas como superior a energia material. Quando a energia superior está em contato com o inferior energia, una situação incompatível surge; mas quando a energia marginal superior está em contato com a energia superior, chamada Hara, a entidade vivente é estabelecida na condição feliz, normal dela.

Estas três palavras, isto é Hare, Krsna, e Rama, são as sementes transcendentais do maha-mantra.

O cantar é um chamado epiritual para o Senhor e a sua energia interna, Hara, dar proteção para a alma condicionada. Isto cantar é precisamente como o grito genuíno de uma criança para sua mãe. Mãe Hara ajuda o devoto a alcançar a graça do pai supremo, Hari, ou Krsna, e o Senhor revela-se ao devoto que canta este mantra sinceramente. Nenhum outro meio de realização espiritual, entretanto, é tão efetivo nesta idade como cantar o maha-mantra: Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna, Krsna, Hare Hare Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare de Hare.

 

Jaya Radha-Madhava

(de Gitavali,por Srila Bhaktivinoda Thakura)

Trduzido por sua Divina Graçe A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

(jaya) radha-madhava (jaya) kunja-vihari

(jaya) gopi-jana-vallabha (jaya) giri-vara-dhari

(jaya) jasoda-nandana (jaya) braja-jana-ranjana

(jaya) jamuna-tira-vana-cari

ENSINANDO:

Krsna é o amante de Radha. Ele exibe muitos passatempos amorosos nos bosques de Vrndavana, Ele é o amante dos rebanhos virgens de Vraja, o possuidor da grande colina chamado Govardhana, o filho amado de mãe Yasoda, o deleite dos habitantes de Vraja, e ele vaga nas florestas ao longo dos bancos do Rio Yamuna.

Krishna

ascended master animated flame          Krishna and Radha          ascended master animated flame

ANTERIOR - CONTEÚDO - PRÓXIMO