chama violeta  Pager




Om Bhur Bhuva Suvah
Tat Savithur Varenyam
Bhargo Devasya Dheemahi
Dhiyo Yonah Prachodayat

chama violeta  Pager


Significado: Oh Mãe, que subsiste em todos os tres Kaalas (Tempo: Passado, Presente e Futuro), em todas as tres lokas (Lokas: Céu, Terra e Regiões Baixas) e em todas as tres gunas (Gunas - Atributos: Sathwa, Rajas e Thamas),
Eu oro a Ti, para iluminar meu intelecto e destruir minha ignorancia como um esplendoroso sol brilhante detroi toda a escuridão.
Eu oro a Ti para fazer meu intelecto sereno, brilhante e iluminado.

O Gaayathri

O Gaayathri mantra tem nele a validade do Vedas. Ele contém a essência dos ensinos Védicos. Cada um dos quatro Vedas tem um nucleo de axioma (Mahaa Vaakya) incluido nele: Thath Thwam Asi (Aquilo que tu és), Prajnaanam Brahma (A consciência é Brahma), Ayam Aathma Brahma (Este EU é Brahma) e Aham Brahmaasmi (EU SOU Brahman). Quando tudo isto estiver sintetizado, o Gaayathri emerge.

Gaayathri são todos os Deuses em UM. Yagnopaveetham (Praia Sacrificatória de Linha) e será usado por todos os iniciados em recitar o Gaayathri , porque ele tem que executar os três ritos de sandhya ritos quando o sol nasce e se põe , e também quando o sol está no zênite. Os ritos são em adoração a Brahma, Vishnu and Shiva. O propósito desses ritos é invocar os Deuses a abençoar os noviços a terem uma vida boa em todas as horas (passsado, presente e futuro), em todos os lugares (céu, terra e em regiões inferiores). O Gaayathri divinisa os cinco elementos. Gaayathri é adorado como uma Deusa de cinco faces---Om, sendo a primeira,Bhoor-bhuvahssuvah, a segunda, Thath Savithur Varenyam, a terceira, Bhargo Devasya Dheemahi, a quarta, eDhiyo Yonah Prachodayaath, a quinta face.

Através da meditação no Gaayathri, a pessoa pode se dar conta do principio motivador interno dos cinco elementos, os cinco ventos vitais e as cinco envolturas , que encaixam a Aatma. Da mesma maneira que há três energias básicas que governam o homem---o físico, o metafisico e o psiquico, o Aadhi-bhowthik, o Aadhi-daivik e o Aadhi-aathmic, Gaayathri tem três facetas: Gaayathri, Saavithri e Saraswathi. Gaayathri nutre o metaphysico, Saavithri, o físico, e Saraswathi, o psiquico. Estas três karanas ou instrumentos têm que estar limpos e purificados para que o homem possa entender a meta da vida. Pelo recitar do Gaayathri manthra e da meditação, esta grande tarefa pode ser alcançada.


chama violeta  Pager



Volte a Homepage. Back