OS 22 CAMINHOS DA KABALA  
 

 

                

       

Daleth
4   
 
     

          

 

               14º CAMINHO - BINAH - HOCKMAH

         O 14º Caminho é a INTELIGÊNCIA ILUMINADORA ou LUMINOSO, porque é Aquele Um brilhante fundador das idéias ocultas e fundamentais da santidade e seus estados preparatórios.

         No 14º Caminho nós encontramos a união do princípio fecundante masculino e o princípio receptivo feminino primordiais que resultam na manifestação do Universo.

         Nós vemos neste Caminho que o arquétipo da polaridade figurado pelas imagens mágicas das duas esferas: uma figura masculina com barba, de Hockmah e uma mulher madura de Binah. São as imagens de seres adultos, já vividas com todas as experiências realizadas. São denominados Abba e Ama. Nestas duas esferas se enconytamas origens de toda a força vital nos seus aspectos criadores. Tudo no Universo manifestado está estruturado no princípio da estimulação da potencialidade inerte pelo princípio dinâmico; é o princípio feminino fecundado pelo masculino cuja energia é derivada da fonte de toda a força, de Kether. E é esta mesma força vital que vibra nos seres vivos que deveria fluir como o sangue nas veias, equilibrado como fazem os glóbulos vermelhos e brancos. É o princípio arquetípico da sexualidade que deveria ser entendida e não desvirtuado com o tabús vitoriano que resultaram em absurdas taras e aberrações. Esta degeneração é simbolizada pela expressão bíblica "a cabeça da serpente" que será pisoteada pela mulher.

         Com relação para Binah, o texto yetzirático de nos dá a imagem da Mãe da Fé cuja filha é a fé nascida da compreensão, resultado consciente das experiências para a Luz do Espírito e não como fruta de processos mentais. A Inteligência Iluminadora é, pois, o Luz do Espírito e todos os que são para ela iluminados se tornam fundamentalmente modificados

         A Filha dos Poderosos Unos é a Forma no seu aspecto receptivo; os Unos Poderosos são os dois princípios criativos da manifestação, a força é a forma arquetípica.

         O Arcano III , a Imperatriz, retrata a figura da mulher majestosa, usando uma rica vestimenta e com o porte de rainha. Está coroada por doze estrelas. Ao seu lado , um escudo com uma águia heráldica e tem em um das mãos um cetro coroado com o sinal de Vênus. Aos seus pés uma meia-lua.

         Em outras versões do Tarô, a Imperatriz se aparece alada. O trono está ao ar livre, na natureza, evocando a imagem de Isis da Natureza. A Lua se relaciona com a matéria, o Reino inferior da Criação. As doze estrelas se relacionam com o Zodíaco, o chakra mundano de Hockmah. A Natureza em sim retrata a idéia d as leis naturais de fecundidade e abundância. A águia é um pássaro que se afirma ter a capacidade para olhar diretamente ao sol sem ofuscar-se, podendo realizar vôos altissimos; é o símbolo de majestade e movimento.

         A letra Daleth quer dizer Porta. Simbolicamente representa os seios, tudo aquilo é abundante e nutritivo. Esotericamente encarna o quartenário Universal, a fonte de toda a existência. A chave que abre a porta da Iluminação e do Amor.

         O estado de consciência alcançado neste Caminho é intraduzível para a mente comum. As palavras para expressar esse estado de êxtase espiritual são os mesmos aplicáveis para os amantes nos seus casamentos.

         No Cantar dos Cantos de Salomão, nós achamos a idéia da polaridade do matrimônio divino, enquanto expressando o estado de exaltação que acompanha à experiência cósmica; não se trata de amor puramente baixo do ponto de vista humano. Esse amor, no seu mais puro e alto grau de perfeição, que é representado neste Caminho, a União espiritual desses Unos Poderosos.

         O14º Caminho encarna o mistério do sexo que, quando é compreendido em seu significado total, traz a Iluminação e com ela a Imortalidade.

         Um dos atributos da posse da consciência cósmica é a Sabedoria que tem em Hockmah sua representação arquetípica.

         O significado espiritual deste Caminho está expressado pelas virtudes e qualidades superiores de Vênus que é um planeta que simboliza um fator de união, harmonização, fusão e abandono incondicional ao ser amado.




VIDEO- 14º CAMINHO



 


Volte ao Site.