OS 22 CAMINHOS DA KABALA  
 

 

                

       

Rêsh 200   
 
     

          

 

                       30º CAMINHO - YESOD - HOD

         O 30º Caminho é o da INTELIGÊNCIA COLETIVA E os astrólogos deduzem por meio dela o juizo das estrelas e dos signos celestiais e desemvolvem suas ciencias de acordo com as regras do movimento das estrelas.

         O 30º Caminho é o que une a Visão da Mecanica do Mundo com a Visão do Esplendor; liga a mente inconsciente de Yesod com a mente concreta de Hod.

         Este é um caminho mental de iluminação unido a Astrología. A antiga Astrología, especialmente a dos caldeos, tinha um caráter profético, baseado especialmente na intuição. Como diz o texto Yetziratico, as estrelas contemplam aos homens desde as alturas dos céus e nelas o homem busca a explicação do seu destino, em contraposição com a ciência que trata de explicar as leis de causa e efeito, desde o ponto de vista das las leis físicas. Não são os astros e os planetas considerados no sentido que os clasificam a Astronomía, se não ao tipo de força e energía que eles representam de acordo com o ponto de vista do conhecimiento.

         A natureza emocional da esfera de Yesod, do nivel psíquico da Arvore da Vida sob a influencia lunar, por tanto receptiva e refletora, neste Caminho recebe reflexos intelectuais emanados dos processos mentais de Hod.

         Este Caminho sugere a necessidade de conscientizar aspectos inconscientes pela evaluação da escala de valores, objetivação das capacidades construtivas  e benéficas interiorizadas, comprensão e consequentemente, erradicação dos aspectos negativos reprimidos.

         Os Caminhos são recorridos en direção ascendente, quando o iniciado transfere sua consciencia desde o nivel em que se encontra ao imediato superior, em busca de maior conhecimiento, que incorpora a seu nivel normal ao realizar seu regreso, simbolizado pela jornada descendente do Caminho. O iniciado precisa realizar estas idas e vindas muitas vezes para conscientizar totalmente todas as experiencias as quais é subemetido.

         Yesod, a Mecânica do Universo, é a tesouraría das imagenes psíquicas que podem ser corrigidas pelos processos mentais, através da energía emanada de Hod; em uma linguageme comum, pela força do penssamento.

         O mago está indo procurar na força da mente concreta de Hod a aptidão para corrigir os conceitos psíquicos e emocionais que o oprimem ou que se objetivam no corpo físico sob algum aspecto desagradável ou defeituoso.

         A letra de Resh, que significa a cabeça e o todo próprio movimento, auto-iniciado, com espontaneidade, é a chave deste Caminho do raciocínio do intelectualizado. Simboliza o fogo e encerra em sentido hieroglífico a facilidade de sentir, querer e pensar, porque é a reflexão e a repetição.

         Um outro atributo deste Caminho é o sol que encerra seu significado Espiritual. A influência psicológica do sol se manifesta neste Caminho como princípio da vida, luz e radiação. Estando em conexão com a consciência, o conhecimento da individualidade, do sublime e esplendoroso, anima no caminhante os mais elevados níveis de espiritualidade. O sol representa a maior expressão do Eu superior, desperta a força criativa, a autoconfiança e a liderança. Os aspectos desequilibrados do sol aparecem nesta senda como arrogância, egoísmo, covardia e esterilidade. O sol é a representação aparente da fonte da vida, que pode ser caracterizado pela mão direita levantada, mostrando a palma. A própria vida leva à morte, em uma repetição eterna dos ciclos. Somente o conhecimento, a sabedoria, é o que faz o homem livre.

         O 19º arcano mostra um sol maravilhoso, iluminado, do qual a vitalidade cai, gotas do ouro, iluminando um recinto murado onde um menino e uma menina joguam. As crianças representam a separação do sexo. A parede de pedra simboliza as leis, quais governam e limitam a evolução humana, sua responsabilidade na observação das mesmas.

         Os desvios do Eu que se manifestam na personalidade são Mostradas no 30º Caminho, como a rejeição para assumir as polaridades masculina ou feminina. O Arcanjo Rafael é o guardião deste Caminho.

         O raio natural alaranjado de Hermes, o da Magia e a Filosofía Oculta está en conexão com o 30º Caminho e os seres maiores da evolução: Sócrates, Buda e outros, como Mestres mais influetes.

         Hod está relacionado con Hesed, recebendo grandes forças desta esfera. O melhor do conhecimento de Hod, o Templo da Agua, é onde se refletem as mais elevadas imagens abistratas de Hesed.

         O 19º Arcano tem como título esotérico: Senhor do Fogo do Mundo, de onde emana as forças da Vida, Luz e Amor sobre a humanidade. Este Arcano resume a teoría do 30º Caminho.



 

Volte ao Site.