chama violeta  Pager
07.20.02
   
 
 
 
Estudo das Cores da Aura

Aura Verde - A mente Produtiva

Intelectualmente intenso e capaz de reduzir uma idéia ao essencial.    esses são os atributos do analítico indivíduo de aura verde.

Ele costuma medir seu valor pela capacidade de ser produtivo, gerando incontáveis idéias e projetos, e por sua criatividade, que lhe permite chegar a soluções inovadoras e funcionais. É um indivíduo organizador, planejador e estrategista.

Seu maior medo é que o que cria não seja suficientemente bom ou que suas falhas sejam descobertas. Muitas vezes portador de uma reduzida auto-estima, acaba entrando numa armadilha emocional, onde ser perfeito é visto como indispensável para conquistar o amor e o respeito das pessoas que o rodeiam. A maior lição de vida para ele é chegar a entender que a vida pode ser simples, elegante e divertida, mas se quiser vivê-la plenamente terá de renunciar à necessidade emocional de ser perfeito, ou de "fazer perfeito".

ABORDAGEM DA REALIDADE FÍSICA:
DEFININDO E PLANEJANDO A REALIDADE

O indivíduo de aura verde é extremamente mental. Sua reação aos desafios da vida é pensar a respeito deles. Em outras palavras, lida com a realidade física com naturalidade, dando-lhe a devida consideração, mas sem insistir nas exigências de uma determinada situação. Prefere encontrar uma solução para o problema do que fazer algo ele mesmo.
Costuma pensar de forma abstrata e analítica e, quando defronta com situações que exijam um árduo trabalho físico, prefere contratar outras pessoas para executar a tarefa.
A relação do indivíduo de aura verde com a mundo das coisas concretas é a postura de um controle remoto. Considera a maioria das situações como problemas a serem resolvidos. Mesmo quando está preparando uma festa ou organizando uma mudança, tende a agir de uma certa distância - dizendo aos outros onde colocar as cadeiras ou indicando a mesa onde deve ficar o enfeite principal, se fazendo valer de seu elegante e não-exagerado senso estético. Mesmo quando tem de fazer ele mesmo o trabalho, parece distante e sem se envolver com o que está acontecendo.
A realidade física enquanto meta não parece ter muito sentido para ele. No desenvolvimento evolutivo de um evento físico, da sementes aos brotos, folhas, flores e finalmente o galho morto, ele vê antecipadamente o galho seco na semente, passando por cima de todos os estágios intermediários. Ele vê o fim contido no princípio. Por causa de sua mente tão agitada, o indivíduo de aura verde, quando defrontado com a estagnação, passa diretamente para os resultados e as soluções, ao passo que os outros indivíduos com cores de aura diferentes sentem prazer e alegria no próprio processo de evolução. Tudo quanto o aura verde faz, da visita à galeria de arte à compra de roupas, o faz de olho na eficiência e na conveniência, com o mínimo de esforço e perda de tempo.

Não gosta do trabalho físico pesado, e sua contribuição tende a ser mais mental que física. Por exemplo: passa longas horas trabalhando com idéias, planos e projetos. Prefere trabalhar mais a fim de pagar outras pessoas para cuidarem de suas casas e de seus automóveis e prepararem belas e deliciosas refeições do que fazê-lo ele mesmo. Considera essas tarefas como uma ocupação tediosa e sem originalidade.

ATITUDES MENTAIS:
SENSO DE LOGÍSTICA

O verde é a segunda cor da família mental do espectro. O indivíduo de aura verde é inteligente, perspicaz, racional e lógico, mas precisa ser produtivo para sentir-se feliz. Vê a vida como uma gigantesca lista de tarefas, e vai riscando, com prazer, todos os itens que já foram executados. Nada o satisfaz mais do que deixar para trás um dia em que conseguiu realizar tudo quanto se propôs.
É naturalmente engenhoso, costuma reorganizar as informações em sua mente, buscando novas combinações e configurações. Essa atividade o renova, dando-lhe a sensação de frescor em relação a si mesmo e ao mundo. Contudo, pode surgir um problema pelo fato dele considerar que toda atividade deve ter um fim produtivo. Criar despreocupa e despretensiosamente é uma das coisas mais difíceis para o indivíduo de aura verde. Ele vê a vida como um quebra-cabeças a ser montado, e gosta de procurar as soluções, que geralmente encontra. Idéias ambíguas e empreendimentos inacabados deixam-no pouco à vontade, tanto no plano mental como no emocional (o mesmo se pode dizer de relacionamentos inacabados, conversas inconclusivas, etc.). É por isso que insiste tanto em ser produtivo.
Sua configuração mental é muito semelhante à do de aura dourada: é lógica, sequencial, ordenada. A diferença importante entre eles é que enquanto o ser de aura dourada processa as informações gradualmente, o de aura verde raciocina numa base binária, considerando primeiro a possibilidade "A" oposta à opção "B". Depois de tomada a decisão, fecha-se todo um leque de opções. O indivíduo de aura verde é suficientemente prático para rejeitar opções que requeiram muito trabalho, não produzam resultado ou que levem a direções improdutivas; o de aura dourada insiste um pouco nos erros. Em compensação, por incrível que pareça, o indivíduo de aura verde não gosta de acompanhar as coisas nos mínimos detalhes. Procura se ater ao "essencial".
É um pensador muito versátil. Como consegue reconhecer as configurações e reconhecer as estruturas, é capaz de determinar a ordem ou a sequência apresentada pelos dados, mesmo que disponha de apenas uma amostragem.
Desse modo, é capaz de identificar padrões de comportamento com um único e rápido olhar, baseado em pouquíssimas informações. Essa capacidade é tanto excelente para terapeutas como útil na coordenação de um trabalho de grupo.

CONSTITUIÇÃO EMOCIONAL:
PROCESSANDO AS EMOÇÕES

Descobrir soluções criativas para problemas é a principal forma de liberação para o indivíduo de aura verde, mas ele fica muito tempo parado pela sua necessidade de produzir, e negligencia seu próprio potencial criativo/imaginativo. Considera a criatividade e mesmo a arte (para a qual tem muito talento) uma forma de matar o tempo ou se divertir. O desafio para ele é descobrir o ponto de equilíbrio entre seu lado produtivo/prático/voltado para resultados e o aspecto criativo/espontâneo de sua natureza. É difícil para ele sentir no plano emocional e ao mesmo tempo processar suas emoções. Sabe que há um resultado sensível lhe esperando na última fase; mas acelera com frequência o processo para evitar sentir as emoções intermediárias. Quando está com medo, descontrolado ou emocionalmente ameaçado, torna-se compulsivo, controlador e rígido. Todas essas reações são mecanismos de defesa desenvolvidos com a finalidade de restabelecer o equilíbrio emocional e entender uma situação. Quando perde o controle da situação, ou de sua vida, muitas vezes se envolve em mecanismos autodestrutivos ou, em casos mais exagerados, ameaça suicidar-se como forma de recuperar o comando.
O indivíduo de aura verde precisa de alguém com quem sinta identificação mental. O relacionamento com uma pessoa intelectualmente compatível e estimulante é uma prioridade para ele. Curiosamente, ao contrário do que se esperaria de uma pessoa tão mental, o indivíduo de aura verde é extremamente espirituoso, jocoso, e tem a preciosa capacidade de ser sério sem se levar tão a sério. Aprecia extremamente o sexo, é muito sensual de uma forma quase divertida, e é exatamente no terreno do erotismo que ele solta o seu lado infantil, divertido e relaxado. Dedicado a quem ama, pode parecer muitas vezes imerso em seus próprios pensamentos, mas é leal e mantém sempre uma certa independência em relação aos outros. É, ao mesmo tempo, muito carinhoso e de convívio agradável.

ESTILO SOCIAL:
OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO DIPLOMÁTICA

Como o indivíduo de aura verde se interessa, sobretudo, por idéias, sente-se sexualmente atraído por quem admira sua inteligência se sua conversa. Quando se sente seguro de não ser visto apenas como um objeto sexual, consegue abrir-se física e emocionalmente para o outro. Mas, interessantemente, tem também a capacidade de desligar-se e se envolver apenas numa dimensão sexual, sem problemas (para ele).
O indivíduo de aura verde vive muitas experiências eróticas, pois supercompensa sua inteligência sendo extremamente sexuado. A condição para assumir um compromisso é que a pessoa seja criativa e inteligente.
Coisas como "lar e filhos" são coisas meio que incidentais. Se puder acompanhar o próprio ritmo interno, ele tende a se casar muito tarde e ter poucos filhos (se tiver algum).
Não é por natureza um indivíduo com instintos paternais/maternais, mas muitas vezes se adapta à nossa sociedade, criando filhos e estabelecendo um "lar estável". Quando se torna pai/mãe, é uma pessoa muito organizada, que procura oferecer a seus filhos todas as oportunidades para o desenvolvimento de seus talentos. Ele está disposto a fazer muitas horas extras para pagar as aulas de natação, de piano, de inglês, de seus filhos. Correm o risco de agirem de forma muito idealista para com os próprios filhos, nesse sentido.
Em geral, os filhos das pessoas de aura verde são inteligentes e brilhantes, uma vez que o "pai/mãe verde" estimula muito o desenvolvimento intelectual de suas crias. Em situações sociais tende a ser observador. Muitas vezes fica à parte, à espera de alguém que tome a iniciativa de se aproximar. Não costuma tomar chá de cadeira, embora seja raro expor-se ou fazer um gesto extremamente carinhoso. Nunca participa de um grupo só para fazer parte dele. Por ser tão mental, tende a ser solitário, escolhendo com extremo cuidado os amigos íntimos e pensando muito sobre esses relacionamentos.
Mesmo o mais popular e aparentemente extrovertido indivíduo de aura verde se incomoda com a excessiva abertura social. São gentis, mas reservados. O relacionamento pessoal com um indivíduo de aura verde pode ser um verdadeiro desafio. Por Ter tanta agilidade mental, tem a resposta para tudo na ponta da língua. Essa capacidade de passar rapidamente de uma idéia para outra desperta o antagonismo de colegas de trabalho e pessoas queridas. Como já foi dito, interessa-se muito em conhecer resultados. Algumas pessoas saem com os sentimentos feridos, pois sua necessidade de encontrar soluções muitas vezes o leva a desprezar o trabalho em equipe.. Não tem paciência para esperar que os outros compreendam um raciocínio complexo, então parte para a ação. Ou mesmo se desliga de relações porque "se tornaram imprecisas, inviáveis".

PODER PESSOAL E ESTILO DE LIDERANÇA:
LIDERANÇA INTELECTUAL

A maneira do indivíduo de aura verde liderar é distribuindo idéias e informações. Não é a imagem do "líder carismático", pois é muito mais reservado do que "estrela". Tem necessidade de muita autonomia e espaço pessoal. Por mais distante e auto-confiante que ele pareça ser, floresce quando obtém reconhecimento de seus atos. Sua satisfação vem do fato de sugerir boas idéias, e quer ser reconhecido como a fonte delas. Lidera demonstrando disposição em elaborar suas idéias até o fim, em vez de ser pego pelo fervor emocional do momento.
É astuto quando se trata de negócios, e observador quando está interagindo com os outros; é bem articulado, tem muitos insights e é generoso com suas idéias. Prefere Ter poder onde suas idéias possam ser rapidamente aplicadas. Gosta de manipular os cordões nos bastidores, mas fica feliz com eventuais aplausos no palco. Com seus insights, especialmente na área de marketing, relações públicas, publicidade ou finanças, muitos negócios podem florescer e prosperar. Sua capacidade de análise lhe permite ser um excelente consultor, terapeuta, organizador ou planejador.

OPÇÕES FINANCEIRAS:
HABILIDADE MATERIAL

Como o indivíduo de aura verde sabe ser criativo e produtivo, é sagaz em relação às finanças e ganha dinheiro com muita facilidade. Compreende as idéias que estão por trás do dinheiro e conhece por intuição a natureza do sistema financeiro. Considera as finanças um jogo, um desafio, e às vezes ganha e perde seguidamente grandes somas. Enquanto o resto da população está procurando a saída de um colapso financeiro do mercado, ele já concebeu uma forma de lucrar com o desastre.
Costuma ser atraído por profissões onde a idéia e o dinheiro andem juntos - especulação financeira, investimento, corretagem de ações; mas ainda pode ser escritor, editor, artista, publicitário. Não gosta da idéia de ter um "teto" pré-limitado para seu potencial econômico. Prefere ocupações que ofereçam oportunidades de ganho ilimitados, como vendas, onde os incentivos são maiores. Prefere vender coisas caras, como imóveis, carros, peles, jóias e seguros, pois sabe tirar vantagem de dividendos e incentivos disponíveis. Na verdade, tem talento para ganhar (e lidar) com grandes quantias de dinheiro sem enlouquecer.
O indivíduo de aura verde adora dinheiro e todas as comodidades que este pode comprar - luxo, comodidade, qualidade, beleza. Seu amor pela ordem e pela simetria lhe permite apreciar manufaturas requintadas e materiais de qualidade. Não é extravagante como o indivíduo de aura magenta, embora não se contente com nada menos do que deseja. Prefere passar sem uma coisa a aceitar um objeto malfeito ou um modelo que não aprecie. É um contador meticuloso que presta muita atenção às finanças. Suas contas pessoais e profissionais estão sempre em dia; as contas são pagas assim que chegam, e o talão de cheques é atentamente conferido com os saldos bancários.

ESCOLHA PROFISSIONAL:
PLANEJAMENTO E CRIATIVIDADE

Por ser tão produtivo, criativo e profissional no planejamento, na organização e no mapeamento de uma estratégia, sai-se bem em publicidade, marketing e relações públicas. Pode também se tornar um bom diretor numa agência de publicidade, um consultor financeiro, planejador de festas e coordenador de eventos especiais.
O indivíduo de aura verde ainda se sai muito bem em ocupações que giram em torno do dinheiro - quanto maiores as somas, melhor. Assim sendo, pode prosperar com vendas, planejamento financeiro, seguros, ações e commodities.
Finalmente, como costuma visualizar padrões com muita clareza, torna-se um excelente terapeuta, diagnosticador, analista ou conselheiro. Possui notáveis habilidades artísticas, excelente senso estético para trabalhar com decoração, mas tende a negligenciar a própria criatividade por não lhe parecer algo muito rentável.

ESPIRITUALIDADE:
A BUSCA PELA MENTE DE DEUS

Para o indivíduo de aura verde, a espiritualidade é uma idéia. Se dedicar tempo e estudo suficiente a uma idéia, pode assimilá-la com invulgar facilidade. Ele tende a perceber a espiritualidade como um desafio mental, um quebra-cabeças particularmente interessante. Costuma raciocinar até chegar ao entendimento espiritual, omitindo com frequência o componente emocional que, para outros, é parte integrante da espiritualidade. O poder superior, para o indivíduo de aura verde, é a inteligência que se encontra por trás da criação desta realidade. Para ele, a busca espiritual é uma tentativa de conceituar a inteligência de "Deus".

Defende o conceito do criador como a "idéia perfeita", sem uma imagem muito antropomórfica ou emocional. Ao comparar a própria imperfeição com a perfeição de um "poder superior", ele se atola no desespero e na frustração, o que resulta numa lenta descida para a depressão ou para um comportamento auto-sabotador, que já explanamos anteriormente. Como a tarefa de "conhecer Deus" parece tão esmagadora, pode considerá-la um desafio à sua auto-estima. Trata-se da oportunidade espiritual de aceitar a si mesmo, sabendo que a sua contribuição é já suficientemente importante. Parte do aprendizado que leva ao autoconhecimento é entrar em acordo com o conceito de Graça, saber que tem direito ao amor universal sem ter de conquistá-lo ou lutar por ele. Para ele, a espiritualidade é o desenvolvimento da confiança necessária para liberar o projeto, depois de ter feito tudo quanto podia e passar a acreditar que o Universo vai compensar a diferença.

O indivíduo de aura verde busca ativamente a espiritualidade logo que entra na vida adulta. Essa busca o leva a explorar muitas filosofias e crenças diferentes, apesar de não ter uma personalidade religiosa no sentido devocional. Está procurando "a chave" - conhecimento, entendimento, meditação, ativismo, música, ritual - que abre a porta para a compreensão do divino dentro de si.


Volte a Homepage.