chama violeta  Pager
07.20.02
   
 
 
 
Estudo das Cores da Aura

Aura Dourado-Azulada: Ser Humano enquanto Ideal

   A força motora do indivíduo de aura dourado-azulada, a missão que dá sentido à sua vida, é o conceito de fraternidade. Demonstra seu compromisso com essa missão prestando serviços à sua família, aos vizinhos, à cidade, à nação ou ao mundo. Considera as necessidades dos outros antes das suas próprias, ensinando o humanitarismo como exemplo.

A lição que ele precisa aprender é identificar e servir as necessidades de seu próprio ego também, além de satisfazer seus próprios anseios e desejos de forma a tornar a vida algo que valha a pena. Precisa entender que é aceitável dar algo a si mesmo enquanto serve aos outros.

ABORDAGEM DA REALIDADE FÍSICA:
TENACIDADE E PERSEVERANÇA

Tenaz, dedicado, determinado - estas são as qualidades que descrevem com mais precisão a atitude desse indivíduo para com seu lado físico. Dado qualquer projeto que envolva ação, ele irá abordá-lo com perseverança e determinação incansável. Quando defronta com um beco sem saída, é determinado em seu esforço de resolver a questão.

Quando trabalha em projetos, reúne todo o material e os dados, depois organiza as partes do projeto e serem elaboradas. Se uma secção estiver defasada ou precisando de mais pesquisa, sente-se mais à vontade elaborando-a primeiro. Quando todas as partes estão prontas, vai para o início e costura o projeto todo do começo até o fim. Reluta em fazer pausas com medo de perder o ritmo e não completar o projeto dentro do prazo estabelecido por ele mesmo.

O indivíduo de aura dourado-azulada, como todos os outros de auras de cores da família mental, tende a abordar os aspectos físicos da vida através da razão e dos processos mentais. Precisa pensar na materialidade de alguma coisa, primeiro. Depois de conseguir interagir com a parte concreta, cria um sistema organizador que compreende tanto o físico como o teórico, e assim faz com que o conceito global funcione.

Em nenhum aspecto esse processo é mais evidente do que na forma pela qual o indivíduo de aura dourado-azulada trata sua saúde e seu bem-estar físico. Procura entender a mecânica do corpo, o objetivo de cada dieta e de cada exercício antes de começar o regime.

ATITUDES MENTAIS:
VISÃO ABRANGENTE DO "TODO"

Seu processo racional, assim como os de auras de todas as cores mentais do espectro, é lógico, sequencial e ordenado, mas, para ele, as fases intermediárias devem ser dirigidas para as emoções dos indivíduos envolvidos no processo decisório. Seu dom maior é a disposição de considerar os sentimentos dos outros, embora esses sentimentos não possam ser traduzidos em algo tangível.

Para esse indivíduo, a comunicação é crucial. Ao resolver um problema, a primeiro fase é sua definição. A segunda é a coleta de dados e a formulação de soluções provisórias. A terceira é a descoberta de como cada participante sente o processo. Só quando todos os indivíduos envolvidos tiverem a oportunidade de expressar seus sentimentos é que ele passa para a redefinição do problema baseado em todas as informações reunidas até esse momento. Seu processo mental pode parecer lento e complicado para quem deseja respostas e soluções instantâneas, mas, quando uma organização está pronta para passar à fase seguinte, todos estão envolvidos em seu plano de acção, pois este foi adotado por consenso.

O talento do indivíduo de aura dourado-azulada reside em sua capacidade de perceber as necessidades profundas e não verbalizadas dos outros. Consegue acompanhar o tom emocional de um grupo ao mesmo tempo que segue o fluxo de informações de seus membros. Ele é capaz de pôr em palavras o que os outros sentem, sem julgar. A compaixão provém da tonalidade azulada, e a perspicácia intelectual é uma manifestação do seu tom dourado.

Indivíduos possuidores desta cor de aura sabem e entendem que toda emoção humana é uma parte importante dos dados necessários à tomada de decisão para que os outros possam aceitá-la tanto no plano emocional como no mental. Sabem de maneira intuitiva que, sem um envolvimento emocional, sem fraternidade e sem aumento da auto-estima, nenhum projeto ou resultado é verdadeiramente satisfatório; é apenas uma demonstração de forma sem substância.

É meticuloso em seus processos mentais. Esse aspecto impregna tudo o que faz, e por isso verifica todos os seus passos à cata de erros e omissões. Para os outros, talvez pareça muito cansativo um procedimento que consome tempo demais, mas é preciso lembrar que essa pessoa registra ao mesmo tempo as informações do lado esquerdo do cérebro e as emoções do lado direito, e assim tem grande necessidade de ordem mental. Em casa e no trabalho, cria mecanismos que a permitam passar de um projeto a outro com facilidade, sem descuidar de cada detalhe. Sem esses sistemas, ela acaba se atolando em detalhes enfadonhos que consomem todo o seu tempo.

CONSTITUIÇÃO EMOCIONAL:
DOAÇÃO E FRATERNIDADE

O indivíduo de aura dourado-azulada se sente mais feliz quando trabalha com um grupo de pessoas. Como considera o impacto de cada decisão sobre os indivíduos envolvidos, falta-lhe o impulso dinâmico necessário para ser um empreendedor agressivo e independente. Sabe ouvir com o coração, assim como com a inteligência; por isso sua estratégia para resolver problemas é justa tanto para o empresário como para o cliente, para o supervisor e para o empregado, para a esposa e o marido. Ele não se interessa apenas em saber para onde vai, mas também como chegará lá. Em questão de negócios, é paciente, preocupado em entender os pontos de vista e os processos mentais dos outros. Raramente tira conclusões precipitadas ou recorre a estereótipos.

É compassivo e amoroso, assim como extremamente generoso. Consegue ser receptivo e dar o maior apoio sem exigir obediência ou pagamento em troca. Tímido e discreto, não gosta de atrair para si uma atenção indevida. Em sua vontade de servir os outros, tende a colocar as necessidades de qualquer um na frente das suas. Os problemas surgem quando seus gestos generosos são vistos pelos outros como uma obrigação. Esse comportamento o priva do reconhecimento de que seu ego precisa e sua generosidade merece.

Seu maior problema é que raramente pensa em gratificação ou valorização pessoal. Precisa dedicar tempo e reflexão ao que o deixa feliz, satisfeito, realizado, e depois comunicar essas necessidades aos outros. Ele é tão discreto que os outros supõem que não precisa ou não quer nada em troca de seus esforços. Não é bem o caso. E, a menos que haja um outro indivíduo com mesma cor de aura em sua vida, é provável que ninguém tenha tempo ou paciência para ouvir o que ele tem a dizer com a mesma atenção que dedica aos outros.

O indivíduo de aura dourado-azulada dá com alegria simplesmente porque tem o que dar. Dá porque tem um profundo amor, compaixão e compreensão da natureza humana. A continuidade de seus relacionamentos lhe proporciona senso de identidade, uma forma de se situar no tempo e no espaço. Ele descobre quem é através das pessoas de sua vida. O indivíduo de aura desta cor do espectro conhece o significado do velho provérbio, "Diga-me com quem andas e te direi quem és". Seu conceito de comunidade pode ser tão restrito quanto seu círculo familiar, e tão grande quanto o mundo todo.

Qualquer que seja seu quadro geral de referência, a unidade social mais importante para ele é a família. Em geral se casa para a vida toda. O amor, os cuidados e o carinho da família lhe dão paz e satisfação. É pai ou mãe que se envolve, participando com frequência das atividades dos filhos, dedicando-lhes o melhor de seu tempo, interessando-se verdadeiramente pelo que pensam e fazem. Os homens com esta cor de aura tendem a se envolver com mais afinco nas atividades dos filhos transformando-se em escoteiros-chefes, instrutores ou líderes de grupo.

Têm firmeza e lógica em sua disciplina, sempre dispostos a ouvir a história da criança sem abrir mão do papel de adulto.

Reuniões familiares, passeios e férias são atividades importantes para os pais de aura cor dourado-azulada. Entendem que certas formas de expressão precisam da reclusão de uma família em férias, longe do alvoroço da vida cotidiana. Como grande parte de sua renovação emocional se dá no seio da família, uma vida familiar amorosa, que lhe dê apoio e seja afetivamente segura é uma necessidade básica.

Como é um dos melhores ouvintes do espectro, ele tem a capacidade de identificar o cerne na questão, separando-o da "história" ou de dados supérfluos. Ouve com o coração e a inteligência, percebendo as verdadeiras esperanças, temores e desejos profundos de seu interlocutor. Seu dom é ouvir com atenção, ajudando os outros a organizarem suas opções e selecionarem um plano de ação. Entretanto, tem necessidade de se beneficiar desse tipo de comunicação tanto quanto os outros. Nada é tão precioso para ele quanto ser ouvido com a mesma compreensão e compaixão por aqueles a quem ama. Infelizmente, justamente por ser um ouvinte tão bom, ele é raras vezes ouvido com tal atenção. Além disso, sua natureza despretensiosa não o permite exigir o que mais precisa - compreensão e compaixão.

ESTILO SOCIAL:
SENSO DE COMUNIDADE

O interesse e a inteligência do indivíduo dessa cor de aura estão voltados para a comunidade, e ele sempre vê as questões de acordo com o impacto sobre as pessoas envolvidas, seja a família, os vizinhos, a cidade ou o mundo. Consegue também ver o que está por trás da verdadeira questão, o quadro ou o conceito mais abrangente. Envolve-se em muitos projetos diferentes cujos objetivos sejam melhorar a qualidade da vida humana.

Ama as pessoas e adora fazer parte de um grupo, desenvolvendo em geral profundas raízes emocionais. Tem muitos amigos, mas a intimidade se adquire lentamente durante um longo período de tempo. Interage num nível humano e terno, dando apoio e confiança aos outros. Está sempre disposto a dar uma mãozinha, participando das atividades em que acredita. Prefere o papel de participante-observador, pois assim pode envolver-se ativamente ao mesmo tempo que mantém uma distância vigilante e objetiva.
Nunca se impõe aos outros, e não expressa suas idéias, crenças ou atitudes onde não são desejadas ou solicitadas.

O indivíduo com esta cor de aura é social e sociável. As pessoas adoram estar perto dele porque ele dá mais calor às comemorações em reuniões sociais.

PODER PESSOAL E ESTILO DE LIDERANÇA:
SENSO DE CONSIDERAÇÃO GRUPAL

A força do indivíduo de aura dourado-azulada é sua capacidade de reunir um grupo de pessoas com perspectivas diferentes e transformá-las numa equipe bem articulada. Humano como é, reconhece o valor do provérbio que diz ser mais fácil pegar moscas com mel do que com vinagre. Conquista o apoio e a cooperação levando em conta as necessidades emocionais de todos os que estiverem envolvidos no projeto - membros da equipe, empreiteiros, fornecedores, fregueses e empregador. Outra força sua é a disposição para trabalhar nos bastidores, fazendo contratos e acordos coerentes com as necessidades expressas de todos os envolvidos.

Muitas vezes ele assume tarefas de liderança que os outros recusam por serem controversas demais ou por não serem atraentes o bastante, como a acção assertiva no local de trabalho ou o planejamento do piquenique da companhia. Vai em frente com sua obrigação na maior tranquilidade. Interessa-se profundamente pela questão dos direitos humanos. Resolve brigas de irmãos com a mesma equanimidade com que participa da política corporativa. Como líder, dedica tempo, talento e energia para provocar mudanças positivas, humanitárias, em sua esfera de influência.

No mundo dos negócios e do comércio, combina seu interesse pelo bem-estar social com inovações econômicas como a iniciativa privada interna, um sistema onde os empregados vendem suas idéias e invenções para a companhia matriz em troca da oportunidade de administrar a divisão responsável pela fabricação ou pelo desenvolvimento daquela idéia ou produto. Companhias de propriedades dos empregados também são apreciadas pelos indivíduos de aura dourado-azulada.

Em qualquer campo ou ocupação onde se encontre, seu principal papel é o de ajudar grupos de pessoas a interagirem com carinho e compaixão. Ele adora ensinar, e demonstra uma paciência infinita auxiliando cada pessoa do grupo a aprender cada conceito. A pessoa com aura dourado-azulada sai-se bem onde quer que a comunicação clara seja essencial ao processo.. Por causa disso, se torna um excelente gerente de divisão ou chefe de equipe.

OPÇÕES FINANCEIRAS:
INTERESSE PELO ESSENCIAL

O indivíduo de aura dourado-azulada tem uma espécie de fé em relação ao dinheiro e à forma de satisfazer suas necessidades financeiras. Sabe que, de algum jeito, elas serão supridas e, por isso, vai trabalhar confiante. Isso não significa que não percebe o valor e o poder do dinheiro. Na verdade, poupa seus recursos e é prudente sem ser exageradamente cauteloso, judicioso sem ser parcimonioso. É sensato, hábil e generoso. Doa-se a indivíduos e organizações que mantém a dignidade humana e promovem a auto-estima e o sentimento de valor pessoal.

Sabe prover sua família, consciente que é da necessidade de segurança das pessoas queridas. Escolhe investimentos seguros. Avalia a soma que precisa ganhar pelas necessidades de sua família e da comunidade. Tende a investir no próprio lar e no próprio negócio. Não é um consumidor emérito, mas tende a comprar produtos bem feitos e duráveis, em lugar daqueles que refletem modas passageiras. Prefere comprar uma casa sólida e despretensiosa, porém confortável, e um carro bem projetado, para que possa orgulhar-se deles durante anos.

Para o indivíduo de aura dourado-azulada, as crianças são o recurso essencial de qualquer comunidade, e tem convicção de que, quando recebem uma boa educação, elas têm mais oportunidades de se tornarem membros produtivos da sociedade. Costuma sustentar várias atividades comunitárias que enriquecem a vida humana: teatro, ópera, orquestras sinfônicas, ligas esportivas mirins. Muitas vezes assume cargos de liderança em conselhos de educação ou recreação.

ESCOLHA PROFISSIONAL:
DOAÇÃO CONSTRUTIVA

Por causa de sua capacidade de ouvir, o indivíduo de aura dourado-azulada pode ser um excelente árbitro, juiz, conselheiro, diretor de recursos humanos, treinador, terapeuta ou professor. A escolha de sua ocupação em geral espelha seu amor pelas pessoas e sua disposição em ajudar. Uma de suas formas de prestar serviços é introduzindo uma racionalidade calma em situações emocionalmente carregadas, ajudando as pessoas a se comunicarem melhor entre si.

Quando tem dificuldade de trato com alguma pessoa, pode-se ter certeza de uma coisa: essa pessoa deve ser realmente difícil de se lidar. O indivíduo de aura dourado-azulada consegue se relacionar bem com quase todo mundo. É solícito sem ser bajulador.

É sério e reflexivo. Nunca é egocêntrico ao prestar serviços, e por isso em geral não escolhe carreiras proeminentes, como atleta profissional ou artista de casa nocturna, mas, em atenção a sua consciência social, pode aceitar um cargo público, com o propósito de dar voz a seus ideais. Por causa de seu amor à comunidade, muitas vezes trabalha para melhorá-la, criando um modelo para sua visão de mundo. A fim de tornar real seu sonho de um mundo melhor, torna-se um criador de ambientes que intensifiquem e ampliem a capacidade humana de interação positiva.

O indivíduo de aura dourado-azulada não se sai bem trabalhando sozinho ou em competição com outras pessoas. Carreiras de escritor, artista ou desenhista exigiriam que passasse horas demais sozinho, por mais que aprecie a arte. Trabalhar só com máquinas também faria com que se sentisse completamente isolado da interação humana. Qualquer emprego que coloque essa pessoa em deliberada oposição ou combate físico com outros, como a carreira militar, o boxe profissional ou o trabalho policial, vai contra o cerne natural de seus dons e talentos de pacificador.

Ele se dá bem em ocupações que combinam o uso de máquinas delicadas e complicadas com a capacidade de interação humana: odontologia, optometria, radiologia, medicina. Se por um lado o indivíduo de aura dourado-azulada adora o que um computador pode fazer, por outro lado considera a tecnologia da informática em si excessivamente enfadonha, linear e desprovida de emoção humana para se constituir em um modo satisfatório de ganhar a vida. A possibilidade da internet lhe é, entretanto, fascinante, uma vez que o põe em contato com as pessoas de todo o mundo e lhe permite sentir-se fazendo parte de uma "aldeia global".

ESPIRITUALIDADE:
"AMAI-VOS UNS AOS OUTROS"

O indivíduo de aura dourado-azulada interessa-se mais por teologias e religiões que enfatizam o elemento humano: compaixão, amor e a bondade inerente ao ser humano. Suspeita de qualquer filosofia ou teologia que não tenha aplicação prática. Logo põe em prática tudo quanto aprende na igreja ou no grupo. Para ele, os ideais elevados são a pedra de toque da realidade. "Amai-vos uns aos outros" é seu plano de acção.

O indivíduo de aura desta cor do espectro serve a "Deus" servindo a humanidade. O bom samaritano deve ter sido um indivíduo de aura dourado-azulada; ele interrompe sua viagem para levar seu inimigo inerte para a pousada mais próxima, onde cuida de seus ferimentos e paga por sua estadia sem pensar no que obteria em troca. Sente-se compelido a pôr em prática os princípios que aprendeu, aliando sua profunda compaixão espiritual às atividades práticas da vida quotidiana. Vive para conhecer a "Deus", muitas vezes vivenciando esse conhecimento através dos olhos daqueles a quem ama e serve, fazendo valer o axioma que diz que "Deus" está no próximo.

O indivíduo com aura desta cor aconselha com compaixão, serve com dignidade. Ele gosta de se envolver com os serviços de bem-estar social oferecidos por igrejas ou grupos - missões de salvamento, programas de expansão comunitária, dia de cuidar das crianças e programas pré-escolares. Serve por causa de seu envolvimento intenso com questões de dignidade humana e do compromisso social, e não pelo reconhecimento, status ou benefícios que eventualmente possam ajudá-lo.

Com seu intenso envolvimento com a comunidade e os indivíduos que a constituem, o indivíduo de aura dourado-azulada é o gerador desse tempo de florescente espiritualidade. Sua busca espiritual consiste em mostrar como se cria a resolução dentro de si mesmo. Esse elevado senso de paz pessoal, dignidade, auto-estima e percepção do valor pessoal nos ajuda a desenvolver o sentimento da fraternidade humana.


Volte a Homepage.