chama violeta  Pager
07.20.02
   
 
 
 
Estudo das Cores da Aura

Aura Dourada - O poder da mente

   A chave da felicidade e do sucesso do indivíduo de aura dourada é a compreensão do processo intuitivo. Precisa partir da fria lógica para o desconhecido da metafísica.

Só pode realizar este trabalho se estiver disposto a assumir muitos riscos. Parte desse caminho envolve o salto da posição de segurança física, mental e emocional em direção ao reino do desconhecido. Isto significa ter mais fé e confiança em sua própria intuição.

Para conseguir abandonar sua fixação na segurança, o indivíduo de aura dourada precisa reconhecer que seus sentimentos e suas emoções são as portas da intuição. Só pode ter acesso ao reino da intuição entrando em contato e sentindo suas emoções. Precisa aprender a expressar seus sentimentos com autenticidade, sem racionalizá-los. À medida em que renuncia a sua "necessidade de controle", possibilidades cada vez maiores se abrem para ele. Começa a entender que o salto da fé não é uma queda livre para o desastre e o caos.

ABORDAGEM DA REALIDADE FÍSICA:
RACIONALIZANDO O MUNDO

O indivíduo de aura dourada usa sua mente, em primeiro lugar, para lidar com a realidade, em vez de confiar em sensações corporais ou outros indícios físicos. Tende a ver as coisas inicialmente como uma idéia; embora compreenda e aprecie a natureza, o sexo, o cheiro de alguma coisa, pensa em tudo isso antes como uma abstração. Depois, coloca o pensamento em ação - por exemplo, pensando em quanto ama alguém, e só então se decidindo a fazer amor.

Vê todos os aspectos da vida cotidiana como um todo complexo à espera de ser decomposto em seus elementos constituintes. O café da manhã não é apenas uma "refeição", e sim uma combinação de bebidas e alimentos específicos e imutáveis que constituem o conceito de "café da manhã". Portanto, alimentos que não fazem parte do cardápio da primeira refeição, como aspargos, nunca seriam consumidos nessa refeição. O indivíduo de aura dourada não se considera rígido e inflexível; é a realidade exterior - o café da manhã, no caso - que deve corresponder à idéia que tem em mente.

Como tende a passar muito tempo pensando, o indivíduo de aura dourada não se interessa muito pela realidade física, excepto como uma abstração atraente. Adora saber como e por que uma determinada coisa funciona, e lança mão de uma paciência infinita para desmontar e montar novamente determinado objeto.

É curioso em relação a mecanismos de funcionamento do mundo real. Toma conhecimento e compreende a necessidade de uma grande variedade de produtos, bens e serviços; só não consegue entender o porquê de tal variedade, mas, afora isso, não se interessa nem um pouquinho por todas as decisões que precisam ser tomadas em relação a todas essas opções. Para ele, uma casa é essencialmente igual a outra, ou uma peça de roupa tão boa quanto outra. Costuma-se perguntar: "por que preciso de dois suéteres se só posso usar um de cada vez?" Em geral, é sistemático, adaptado e convencional.

O indivíduo de aura dourada só não toma essas atitudes quando novas idéias se concretizam em dispositivos mecânicos, tais como computadores, ferramentas, equipamentos fotográficos ou eletrodomésticos. Ele quase sempre tem o último modelo de qualquer um desses aparelhos. Para ele, os conceitos de engenharia inerentes a cada invenção são maravilhas a serem admiradas. Não é raro esse tipo de indivíduo possuir vários sistemas de computação, cada um mais avançado que o outro, com capacidade de trabalhar melhor e mais rapidamente, além de realizar mais trabalho ou compreender mais programas. E ao mesmo tempo, curiosamente, tem a maior relutância em se separar dos sistemas que ficaram obsoletos, pois pensa neles como velhos amigos de confiança.

Saúde e bem-estar físico não são apenas uma questão de dieta e exercício para ele, mas um pretexto para criar algum tipo de perfil estatístico, com o objetivo de analisar o peso e as miligramas perdidas, os quilômetros percorridos, os alimentos e as vitaminas ingeridos. É raro fazer exercícios só para desfrutar o ar livre, ou por estética; exercita-se porque fazer exercício faz parte de um regime específico. O relacionamento desse indivíduo com a realidade física é uma decorrência de seu processo intelectual.

ATITUDES MENTAIS:
LOGÍSTICA E ORDENAÇÃO

O indivíduo de aura dourada (também chamado de "dourado-mental") é um daqueles que sente prazer e exercita sua criatividade interagindo com os outros num plano intelectual. Adora pensar, brincar com as idéias, organizar sistemas, e sente-se mais feliz quando consegue apreender as coisas mentalmente e manipular o ambiente através de idéias e do processo intelectual.

A principal função desse indivíduo, antes do advento do computador, era a de ser o guardião dos dados sociais. Fica fascinado pelos detalhes e pela variedade das peças do complexo quebra-cabeças da vida. Quer filtrar o mundo através de sua mente e processar essas informações até que cada peça do quebra-cabeça se encaixe perfeitamente, sem sobrar ou faltar nada.

Seu bem mais precioso é sua capacidade de raciocinar com lógica, de calcular as coisas, não como alguém que resolve problemas, mas como um analista conferindo as coisas, e, com isso, se divertindo. Seu processo mental é sequencial e ordenado. Analisa cada idéia com cuidado, estudando as fases uma a uma, de forma sequencial e ordenada - a segunda depois da primeira, a terceira depois da segunda, e assim por diante - sem pular nenhuma nem tomar atalhos.

Adora processos tais como uma grande divisão, que tem uma configuração regular. Gosta de pôr no papel todo o seu trabalho mental, certificando-se de que todas as partes da primeira fase foram completadas antes de passar para a segunda; quer certificar-se de que cada parte do problema ou do desafio está perfeita antes de passar para a seguinte. Gosta de conferir seu trabalho para que nada dê errado ao chegar à última fase.

Embora seja metódico, meticuloso e preste muita atenção aos detalhes, o indivíduo de aura dourada em muitas ocasiões toma decisões duras, sem considerar as emoções ou os sentimentos das pessoas envolvidas, ou os seus próprios. É um candidato natural a cargos e profissões que exijam uma espécie de meticulosidade e ação rudes.

Às vezes surgem problemas quando tem de ir além de seus conhecimentos básicos para fazer uma suposição. Pode chegar a trapacear buscando validar sua suposição com inúmeros dados adicionais ou idéias teóricas que, em verdade, não validam nada. Para evitar uma solução apenas intuitiva, o indivíduo de aura dourada corre para um padrão conhecido e seguro, resolvendo o mesmo tipo de problema diversas vezes, na tentativa de se convencer de que, na verdade, não está trabalhando com uma situação nova. Precisa fazer grande esforço mental e emocional para ir além desta necessidade de saber, a fim de tentar algo novo para o qual não existe comprovação nem garantia de sucesso. Este é o salto de fé que precisa aprender a dar, e que inicia quando admite a necessidade de assumir riscos.

Depois de enfrentar os riscos e ganhar confiança em sua capacidade, está a cor da aura dos indivíduos mais capazes de arriscar-se em qualquer processo de tomada de decisão. Porém, ao assumir riscos, ele se abre novamente para o infindável "medir e pesar" inerentes ao método gradual.

CONSTITUIÇÃO EMOCIONAL:
DEFESA E RETRAÇÃO

O desenvolvimento pessoal do indivíduo de aura dourada gira em torno dos seus sentimentos e suas emoções. Quer reconhecer e entender os sentimentos de maneira lógica. Não se sente à vontade com nada que não compreenda a não possa controlar. Pretende reduzir todas as situações da vida, inclusive os relacionamentos interpessoais, a equações matemáticas que devem ser resolvidas pela análise e pela despersonalização da emoção humana. Quer organizar internamente os sentimentos, próprios e alheios.

Como quer depreciar a emoção e fazer de conta que está separado do processo mental lógico, o indivíduo de aura dourada parece frio e desapaixonado. É comum ouvi-lo dizer: "creio que sinto...".

Quando não sabe o que fazer com as próprias emoções, tende a ignorar as dos outros, fingindo que os sentimentos não existem. Para ele, levar em consideração atitudes, crenças e valores dos outros, é algo que pode desintegrar seu processo lógico.

Os indivíduos com esta cor de aura procuram modelos de resolução de problemas no campo da engenharia mecânica. No entanto, os sentimentos e as emoções não são bem arrumados ou organizados; são imprevisíveis e muitas vezes brotam de feridas e mágoas profundamente enterradas na psique de uma pessoa.

O maior desafio que tem de enfrentar é haver-se com suas próprias emoções. Como procura manter os sentimentos à parte de seu processo mental, tende a parecer duro, frio, sem emoções, incapaz de envolvimentos, mas de vez em quando suas próprias emoções abafadas fogem ao controle. Então ele as expressa através da raiva e da ira, manifestas em comportamentos dramáticos e surpreendentes, como murros na mesa, violentas batidas de porta ou explosões de mau-humor; alguns outros simplesmente "implodem", ficando deprimidos, contendo a ira e a raiva dentro de si, retraindo-se emocionalmente da família e dos amigos, tornando-se hipercrítico ou incomunicável. Essa raiva interiorizada também pode manifestar-se como um problema de alcoolismo ou outra droga, ou como um problema de saúde como hipertensão, úlcera ou doença cardíaca.

Portanto, seu desafio é aprender a lidar com seus humores e ressentimentos, e expressá-los regularmente de forma a encorajar a comunicação e o entendimento. Precisa reconhecer o momento de integrar as emoções ao processo de tomada de decisões. A melhor maneira de fazer isso é começar a separar todos os dados de forma lógica e tomar uma decisão provisória. Em seguida, deve considerar os sentimentos, os próprios e os dos outros, como base para chegar a uma decisão final. Depois de aprender a confiar nos sentimentos, estará apto a dar o salto que parte do conhecido, atravessa o vazio do desconhecido e chega com segurança ao resultado final.

Os sentimentos são as portas da intuição do indivíduo de aura dourada; mas, antes de ter acesso a suas faculdades intuitivas, precisa ter acesso a suas emoções. Precisa dar o salto de fé e fazer o vôo da intuição. Isso requer o aprendizado da confiança em seu próprio poder interior e nos outros. Ele hesita em dar esse salto por medo de estar errado. À medida que se permite usar sua própria intuição, começa a entender que há algo tão importante quanto a lógica, e então abre as portas do reino excitante de seu próprio processo criativo.

ESTILO SOCIAL:
INTROSPECÇÃO ANALÍTICA

O indivíduo de aura dourada personifica a energia masculina da iniciativa, do impulso e da direção. Assim sendo, as situações sociais precisam ter um propósito ou função para ele. Mesmo assim tem dificuldade em relaxar e desfrutar o momento. O indivíduo possuidor de aura desta cor do espectro não é frívolo. Parte dele sente que desfrutar bons momentos é perda de tempo. Por isso participa de organizações profissionais ou de prestação de serviços com o objetivo de combinar as interações sociais com negócios. Além disso, tende a gostar de grupos onde a interação é menos intensa e menos íntima.

Para ele, a vida social ocupa uma faixa muito mais estreita do que para a maioria das outras pessoas. Prefere momentos de quietude onde possa ler ou fazer pequenos reparos, em vez de conversar. Há tanta coisa em sua cabeça que, a menos que os outros compartilhem de seus interesses, a conversa pode ser tediosa para ambas as partes. Não se interessa pelo que os outros pensam - a não ser que as idéias dos outros coincidam com as suas. Conversinhas "polidas" não são seu forte.

O indivíduo de aura dourada parece manter distância do envolvimento emocional profundo, mesmo nas relações amorosas. Ele se entrega de verdade, mas tem dificuldade em manter uma intimidade espiritual ou emocional. Tende a casar-se mais por causa da companhia e dos cuidados do que por uma grande paixão ou sentimento de intimidade. Afeto e profundo carinho pelo outro é a resposta típica do indivíduo com essa cor de aura ao amor e ao casamento. É como se, depois que a cerimônia termina, pudesse respirar aliviado pelo fato desse pequeno detalhe já estar resolvido e ele pudesse finalmente voltar-se para as coisas de fato importantes na vida - o trabalho e as idéias. O indivíduo de aura dourada, homem ou mulher, entende melhor do que qualquer outro o valor de um companheiro. Mas pode haver problemas quando não consegue reconhecer e corresponder aos desejos e às necessidades de atenção de seu parceiro. Muitas vezes procura calcular através da lógica o que houve de errado, reagindo à situação do ponto de vista mental, em vez de compreender os desejos e os anseios profundos que o outro está tentando expressar. Frequentemente vai a conferências e workshops na esperança de descobrir a panacéia que irá resolver a situação. Em vez disso, precisaria compreender a necessidade de uma mudança no plano emocional, o que exigiria todo um novo conjunto de atitudes e comportamentos de sua parte. Ele precisa entrar em contato com seus sentimentos, não como um exercício intelectual, mas como uma resposta verdadeira às próprias emoções.

PODER PESSOAL E ESTILO DE LIDERANÇA: CAPACIDADE DE COORDENAÇÃO

Dourado é uma das cores do espectro que possui liderança. A técnica particular desses indivíduos consiste em incluir os outros na descoberta dos fatos durante um processo de tomada de decisão. Ao defrontar um problema, o indivíduo de aura dourada incita seu pessoal a apresentar idéias que levem à total compreensão de todas as facetas da situação. Seu lema é "vem cá, vamos raciocinar juntos". Sua equipe gosta desse estilo de administração e lhe presta serviços e jura lealdade em troca da oportunidade de ser ouvida, mas ele não costuma se deixar influenciar por opiniões ou sentimentos daqueles que trabalham com ele. Ao contrário, ouve com a maior atenção,, anota todos os dados que lhe são apresentados, organiza-os, contudo se reserva ao direito de tomar a decisão final.

Leal, dedicado e trabalhando duro em seus compromissos profissionais, o indivíduo de aura dourada é um excelente executivo médio, por se constituir no canal por onde as informações fluem de baixo para cima e de cima para baixo no interior de uma organização. Sua força pessoal é a sua capacidade de prestar atenção aos detalhes que a maioria das outras pessoas ignora ou não percebe. Orgulha-se de um trabalho bem-feito, não importa quão tedioso ou pouco excitante possa ser. Quando lhe perguntam como aguenta um trabalho tão enfadonho, responde que não o considera enfadonho, que alguém tem de fazê-lo e que esse alguém pode muito bem ser ele mesmo.

OPÇÕES FINANCEIRAS:
A BUSCA PELA SEGURANÇA

O indivíduo de aura dourada, que parece tão desapaixonado em relação a tudo o mais na vida, pode ficar muito emotivo quanto se trata de questões econômicas e financeiras. Nos relacionamentos pessoais, isso cria muita confusão, sofrimento e raiva. A razão dessa incoerência aparente em sua personalidade deve-se ao fato de ele ter muita consciência da questão de segurança. O dinheiro é uma das coisas que ele não consegue prever ou controlar por meios lógicos. Por isso sua atitude em relação a ele é de prudência, ceticismo e desconfiança.. Todas as decisões financeiras são tomadas com muito receio e escrúpulo. Tudo o mais é incerto e arriscado. Considera seu talão de cheques como algo que garante seu estilo de vida e o afasta da miséria. Qualquer coisa que coloque em perigo ou altere o seu status quo provoca pânico - a liberação de sentimentos de segurança e de perda. Em vez de admitir esses sentimentos, o indivíduo de aura dourada mostra sua insegurança através de argumentos e longos discursos contra a alta de preços, o controle governamental, os frívolos hábitos de consumo e a decadência moral da sociedade.

Por ser tão consciente da questão "segurança", ele não toma decisões financeiras com rapidez. Todas as opções devem ser submetidas a uma análise obsessivamente detalhada, para que consiga, com relutância, tomar uma decisão. Ele não parece capaz de assumir riscos financeiros. Sempre que a perda potencial for maior que o ganho potencial, ele irá se decidir pela opção financeira mais segura.

O indivíduo de aura dourada também não parece criativo em relação à forma de ganhar dinheiro. Fica restrito às maneiras convencionais, trabalhando por um salário, esforçando-se para fazer uma poupança, um plano de aposentadoria e investimentos imobiliários. Esses investimentos incluem a casa própria e talvez uma ou duas propriedades que lhe dêem uma renda que lhe permita fazer outras aplicações. Investimentos de risco são, para ele, inaceitáveis.

ESCOLHA PROFISSIONAL: EXERCITANDO O MENTAL CONCRETO

Por causa de sua capacidade de prestar atenção aos detalhes, o indivíduo de aura dourada se destaca em carreiras e empregos onde sua meticulosa atenção leva ao sucesso. Essas atividades incluem contabilidade (pela habilidade matemática), direito (são excelentes juizes), informática, engenharia (em todas as suas vertentes), funcionalismo público (que satisfaz a necessidade de segurança salarial), conserto de aparelhos, e alguns campos da medicina, como a radiologia. Pela capacidade de disciplina, dão excelentes militares.

Como opera bem em equipe, sai-se bem em cargos intermediários de administração, onde a supervisão, a resolução de problemas e a produção são os objetivos. Como instrutor, é minucioso, metódico e gosta de seguir as normas. Passa as informações de forma conceitual, geralmente de acordo com os objetivos e a sequência das diretrizes estabelecidas.

ESPIRITUALIDADE:
DEUS ENQUANTO PRINCÍPIO ORDENADOR

A espiritualidade, para o indivíduo de aura dourada, é o estudo da ordem superior do universo e de leis e princípios que o governam. Ele quer entender a organização mental, as leis ou as probabilidades que geraram a ordem no interior do caos espiritual. O conceito de "Deus" escapa à pessoa com essa cor de aura. É capaz de defini-lo, ler a respeito, pensar sobre isso, mas tem dificuldade de compreendê-lo. Quer pensar o caminho da espiritualidade em termos lógicos. Concebe o milagre da criação como um mistério a ser solucionado, uma equação a ser entendida.

Por essa razão, sente-se muito mais à vontade diante de uma religião que ofereça um código de leis, regras ou regulamentações. Tem esperanças de que a adesão à forma seja a chave que abra os recessos de seu coração. Essa esperança de obter acesso ao conceito de Deus por meio da forma faz com o que o indivíduo de aura dourada tenda à rigidez. Tem medo de perturbar a forma e, assim, destruir a chance de "conhecer a Deus".

É muito raro encontrar um indivíduo dourado que alcance as alturas do êxtase em sua busca espiritual. Considera o sentimentalismo religioso absolutamente vulgar. Não está disposto a reconhecer as camadas profundas da alma que alguns desnudam diante de Deus nestes momentos de alquimia espiritual. Em vez disso, pode ver a espiritualidade como sinônimo de dever, justiça e honra. Quando o indivíduo de aura dourada vive de acordo com esses valores religiosos, alcança a paz, a ordem e a confiança, que para ele são a marca registrada de uma vida bem vivida.


Volte a Homepage.